Amigos e Jogos de Tabuleiro – Relações perfeitas

Voltar aos bons velhos tempos dos jogos de tabuleiro era algo que não fazia há imensos anos. Mas nunca tinha desafiado amigos a sentarem-se à volta da mesma mesa para uma tarde de diversão à volta de um tabuleiro de jogo.Os tempos passam e as novas gerações, habituadas à evolução tecnológica, em aparente solidão, de auriculares e microfone, passam horas em frente ao computador ou à televisão jogando a última edição de Metal Gear ou Grand Thief Auto.

Faço parte da Geração Y, aquela geração que ainda conheceu o VHS, a tape de fita e a habilidade de a enrolar com o lápis HB. A geração que começou a teclar e a ver nascer os telemóveis, a Game Gear, o Brick Mania Atlantis, o Gameboy. As horas passadas em frente à Sega Saturn, à Playstation e ao computador a jogar Football Manager, deixaram de ser horas para passarem a ser dias. No entanto, aprendi a jogar ao Monopólio, ao jogo da Glória, ao Sabichão, ao Trivial Pursuit e ao Pictionary. Muitas horas passei em família a fazer figas para comprar o Rossio ou a decorar as respostas do Trivial Pursuit para ser sempre o primeiro a fechar o queijinho das cores.

Decidi regressar aos velhos tempos e estender um tabuleiro de jogo na mesa. Aliás, três tabuleiros. Aqui deixo boas sugestões para uma excelente tarde de diversão com amigos e família. É tão fácil criar relações perfeitas!

Ticket to Ride
Ticket to Ride | O jogo para construir ligações ferroviárias

Neste jogo, cada um dos jogadores tem um conjunto de cartas com a identificação de ligações entre as várias cidades americanas com o objectivo de construírem a ligação ferroviária entre cada um desses destinos. Para ganhar o jogo há que ganhar pontos construindo o máximo de ligações possível… e quanto mais longas, mais possibilidades existem de ganhar. É preciso ser um bom estratega por forma a não ser apanhado desprevenido pelos adversários que lhe podem bloquear algumas passagens.

Scotland Yard | Procura o Mister X nas ruas de Londres
Scotland Yard | Procura o Mister X nas ruas de Londres

Um dos jogadores é o Mister X e todos os outros vestem a pele de detectives numa corrida desenfreada pelas ruas de Londres. Em praticamente todo o jogo o Mister X foge, de forma invisível, a todos os outros jogadores, aparecendo em intervalos determinados. São nestes momentos que se sente a verdadeira adrenalina do jogo procurando o Mister X fugir da forma mais rápida possível, tentado todas as técnicas de bluff para enganar os detectives. O jogo termina quando o Mister X permanece em fuga à 30ª jogada ou quando os detectives o descobrem antes disso.

img_2098
13 Beco da Traição | Fica com a fortuna da Tia Ágata

Um jogo muito ao estilo do Cluedo, mas cujo objectivo é saber quem será o verdadeiro herdeiro da Tia Ágata. Procurando fugir às várias armadilhas espalhadas pela casa, os vários jogadores orientam as peças conforme aquilo que é a sua estratégia. Cada jogador tem um conjunto de cartas com várias personagens e o seu objectivo passa por defendê-las até ao final do jogo, garantindo que uma delas será a herdeira da fortuna. Mas para isso, cada jogador deverá garantir a sobrevivência das suas peças protegendo-as das armadilhas e procurar acabar com a vida das outras personagens. Um jogo menos estratega que os anteriores mas, ainda assim, bastante divertido.

E tu? Também gostas de jogos de tabuleiro?

3 thoughts on “Amigos e Jogos de Tabuleiro – Relações perfeitas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.