O ano 2017 traz boas oportunidades para escapar e conhecer novas cidades. Tens alguma dúvida sobre onde passar um fim-de-semana prolongado? Seleccionei o meu top 5 entre as inúmeras cidades europeias que já tive oportunidade de visitar.
Obviamente que neste artigo deixei a nossa bela Lisboa de fora. Sem dúvida, até hoje, a cidade mais bonita da Europa, quiçá do Mundo. Mar, terra, montanha, mar, rio, natureza, pessoas, animação, história, cultura, comida… não há melhor, certamente.
‘Bora lá então ao meu top 5.
Que critérios utilizei? Bem, a vontade louca de lá voltar. Chega?
5ºlugar | Budapeste
Uma cidade maravilhosa atravessada pelo rio Danúbio que divide a parte de Buda da parte de Peste. O edifício do parlamento, do lado de Peste, é o ex-libris da cidade.

4ºlugar | Florença
Cidade bastante turística pela sua história e pela a sua arquitectura. Cada rua de Florença é um autêntico museu com obras de Miguel Ângelo, Donatello, Da Vinci, entre outros. Cidade de Dante, dos Médici e de muitos Papas, Florença é sempre uma cidade que me relaxa cada vez que a visito.

3ºlugar | Berlim
Cidade com marcas da história recente. Muito foi preservado para servir de exemplo ao que não se deve fazer no Mundo e ao Mundo. Berlim é uma cidade robusta, de respeito. Apesar de ainda existirem diferenças arquitectónicas entre a parte ocidental e a parte oriental, a capital alemã avançou rapidamente no tempo em comparação com muitas outras na Europa.

2ºlugar | Salzburgo
Palco do filme “A Música no Coração”, Salzburgo é para mim uma cidade fantástica. Estar em Salzburgo é estar mergulhado no musical da família Von Trapp. Várias décadas passaram desde as suas gravações e Salzburgo mantém vivos os grandes cenários do melhor filme de 1966. Para quem é fã do musical pode optar pelos circuitos já programados ou passear livremente pela cidade e procurar os vários spots onde Maria e as crianças cantaram “Dó, Ré, Mi”.

1ºlugar | Barcelona
Única cidade europeia, além de Lisboa, na qual me veria a viver. Tem mar, montanha, sol, turismo, movimento. A beleza dos três principais bairros adjancentes às Ramblas – Borne, Raval e Gótico -, a arquitectura de Gaudi, a vivacidade do mercado La Boqueria, a cidade Olímpica, fazem de Barcelona uma cidade inesquecível para quem a visita pela primeira vez. Já dizia Freddy Mercury: “Barcelona / It was the first time that we met / Barcelona / How can I forget”.

Se não sabes onde ir nos teus fins-de-semana prolongados de 2017, opta por uma destas cinco cidades e garanto-te que não te vais arrepender.
Nem sei como nao mencionaste Haia! Capital mundial da Paz, cidade tao maravilhosa 😛 Grande falha!!
GostarLiked by 1 person
Essa vou deixar para ti. 😜
GostarLiked by 1 person
Vou aceitar o desafio 😛
GostarLiked by 1 person