Cinco cidades europeias que fazem o meu top 5

Europa

O ano 2017 traz boas oportunidades para escapar e conhecer novas cidades. Tens alguma dúvida sobre onde passar um fim-de-semana prolongado? Seleccionei o meu top 5 entre as inúmeras cidades europeias que já tive oportunidade de visitar.

Obviamente que neste artigo deixei a nossa bela Lisboa de fora. Sem dúvida, até hoje, a cidade mais bonita da Europa, quiçá do Mundo. Mar, terra, montanha, mar, rio, natureza, pessoas, animação, história, cultura, comida… não há melhor, certamente.

‘Bora lá então ao meu top 5.

Que critérios utilizei? Bem, a vontade louca de lá voltar. Chega?

5ºlugar | Budapeste
Uma cidade maravilhosa atravessada pelo rio Danúbio que divide a parte de Buda da parte de Peste. O edifício do parlamento, do lado de Peste, é o ex-libris da cidade.

Budapeste
Budapeste, Hungria

4ºlugar | Florença
Cidade bastante turística pela sua história e pela a sua arquitectura. Cada rua de Florença é um autêntico museu com obras de Miguel Ângelo, Donatello, Da Vinci, entre outros. Cidade de Dante, dos Médici e de muitos Papas, Florença é sempre uma cidade que me relaxa cada vez que a visito.

Florença, Itália
Florença, Itália

3ºlugar | Berlim
Cidade com marcas da história recente. Muito foi preservado para servir de exemplo ao que não se deve fazer no Mundo e ao Mundo. Berlim é uma cidade robusta, de respeito. Apesar de ainda existirem diferenças arquitectónicas entre a parte ocidental e a parte oriental, a capital alemã avançou rapidamente no tempo em comparação com muitas outras na Europa.

Berlim, Alemanha
Berlim, Alemanha

2ºlugar | Salzburgo
Palco do filme “A Música no Coração”, Salzburgo é para mim uma cidade fantástica. Estar em Salzburgo é estar mergulhado no musical da família Von Trapp. Várias décadas passaram desde as suas gravações e Salzburgo mantém vivos os grandes cenários do melhor filme de 1966. Para quem é fã do musical pode optar pelos circuitos já programados ou passear livremente pela cidade e procurar os vários spots onde Maria e as crianças cantaram “Dó, Ré, Mi”.

Salzburgo, Áustria
Salzburgo, Áustria

1ºlugar | Barcelona
Única cidade europeia, além de Lisboa, na qual me veria a viver. Tem mar, montanha, sol, turismo, movimento. A beleza dos três principais bairros adjancentes às Ramblas – Borne, Raval e Gótico -, a arquitectura de Gaudi, a vivacidade do mercado La Boqueria, a cidade Olímpica, fazem de Barcelona uma cidade inesquecível para quem a visita pela primeira vez. Já dizia Freddy Mercury: “Barcelona / It was the first time that we met / Barcelona / How can I forget”.

barcelona
Sagrada Família, Barcelona

Se não sabes onde ir nos teus fins-de-semana prolongados de 2017, opta por uma destas cinco cidades e garanto-te que não te vais arrepender.

3 thoughts on “Cinco cidades europeias que fazem o meu top 5

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.