Num Trail há runners de todos os tipos

Trail

Há cerca de um ano e meio que comecei a aventura do Trail. E é de facto uma aventura completamente diferente da aventura de estrada. Os desafios são diferentes, os objectivos são diferentes, os obstáculos são diferentes e os runners são diferentes. Sim, os trail runners são atletas diferentes. E há de vários tipos. Identificas-te com algum?

Trail Runner Everest
Não sei se já te deste conta, mas mesmo em trails de pequenas distâncias existe sempre o corredor que não dispensa os seus bastões de auxílio nas subidas. O trail pode até não ter um desnível acentuado, mas o Runner Everest equipa-se claramente para subir montanhas. E é vê-los apoiados nos bastões…

Trail Runner “Yes You Can”
“Sim! Vai! Força! Falta pouco! Tu consegues!”
O “Yes You Can” é aquele tipo de trail runner que está constantemente a puxar pelos colegas de prova. Com mais ou menos intensidade de voz, quer tu estejas sentado ou em passada, ele passa por ti e lança sempre um “Vamos lá!”. É claramente o tipo de trail runner mais motivacional de todos.

Trail Runner Tagarela
Quem não teve de ser “obrigado” algumas vezes a correr ao lado de um Tagarela?! Eu já! E se por um lado considero fascinante alguém conseguir ter uma conversa lúcida e coerente depois de 20 a 25 km de intenso ritmo, por outro lado considero extremamente cansativo aquele barulho nos meus ouvidos quando ainda pretendo focar as minhas últimas energias no caminho que me leva à meta. Nestas situações, com respeito, reduzo o ritmo e deixo que o Tagarela continue a sua prova em amena cavaqueira com outros runners.

Trail Runner Lara Croft
Tipicamente característico de um trail runner feminino. Também há variantes masculinas apenas pelos acessórios utilizados mas, na generalidade, a maioria das atletas femininas de trail são autênticas Laras Croft. Pelo equipamento desportivo adequado ao trail, cabelo apanhado, colete Salomon ou cinto com dois cantis e adaptadores para suplentação em gel sob a forma de bisnagas, que mais parecem suportes de cartuchos. E é vê-las com bastante estilo a escalar rochedos, a saltar no meio de riachos e a correr como se o trail fosse a única coisa que fizessem na vida. Por vezes tornam-se forças motivacionais para os restantes runners. Têm um pouco de “Yes You Can”.

Trail Runner Batmobile
Há sempre um ou outro trail runner completamente “kitado”. De relógio com GPS, banda para medição de sinais cardíacos, mochila camelback, bastões para as subidas e escaladas (tipicamente do trail runner Everest) e câmara GoPro na testa ou selfie stick. Adicionalmente, leva o porta dorsal e como se não bastasse só isso, também leva à cintura um suporte para bisnagas de gel nutritivas. Na mochila ainda transporta barras energéticas, um casaco corta vento e um apito. Tudo isto para uma distância de 20 km. São runners de duplas forças pelos 3 kg adicionais que levam em cima! Mas nada lhes falta em todo o percurso.

Trail Runner Falso Humilde
Em todos os trails, antes do chamado controlo zero, observas e ouves as conversas entre os vários atletas. Uns falam da família, outros falam do que não combinaram para aquele dia com os amigos porque já se tinha inscrito na prova, entre outros assuntos pouco relevantes. Mas, no meio de tantas conversas, há sempre o Falso Humilde. “Ah! Não tenho treinado nada. Hoje dás-me outra vez grande avanço”, diz um atleta para outro. “Não dou nada pah! Estive lesionado um mês, depois voltei a correr, fiz uma prova pequena de 10 km, depois voltei a parar. Não estou nada esperançado para hoje. Vim mesmo naquela… É hoje que ficas à minha frente”, responde o segundo. Eis que quando chegas à meta dás de caras com o segundo, o “lesionado”, que já terminou a prova há horas e está de malas prontas para voltar a casa e o primeiro ficou algures perdido no último abastecimento.

Trail Runner Astérix
Identificas este tipo de trail runner, principalmente, depois dos abastecimentos. Aqueles pontos estratégicos na prova nos quais páras para restabelecer os teus líquidos e sais corporais rapidamente seguindo depois caminho. Eis que, mesmo com as energias repostas e uma passada satisfatória, alguém te ultrapassa desenfreadamente, pela esquerda ou pela direita, como se dos últimos metros de prova se tratassem. “Este tomou a poção mágica do Panoramix!”, penso. E confirma-se. Três ou quatro quilómetros mais à frente e o Astérix é ultrapassado. A poção mágica esgotou-se…

Trail Runner Digital
É muito habitual encontrar um trail runner Digital por esse Portugal fora. É preciso cuidado com estes atletas, pois estão sempre presentes nos locais mais estratégicos da prova e se não estamos verdadeiramente atentos podemos chocar violentamente com eles. Ao virar de uma curva com pouca visibilidade ou parados no meio do trilho, há sempre um trail runner com o telemóvel na mão a tirar a selfie que vai colocar no Instagram no final do dia ou postar no Facebook para quando terminar a prova contabilizar o número de “Likes”. Por outro lado, é preciso ter cuidado com o runner digital. Se ele for à nossa frente e avistarmos um fotógrafo é aconselhável reduzir a velocidade porque ele vai parar ou fazer uma pose profissional para guardar a fotografia do dia e podes tropeçar no tipo.

Trail Runner Benjamin Button
Este atleta é a surpresa da prova. Quantas não foram as vezes que substimaste o avô que sozinho aquecia no meio da juventude antes do início da prova? Quantas não foram as vezes que te interrogaste sobre o que faria ali aquele franzino com bigode farfalhudo e careca aos pulos a 50 metros do local de partida? Pois é, se já foste a várias provas de trail sabes que o avô não vai chegar em último lugar e que, muito provavelmente te vai ultrapassar a meio da prova. Se fores pela primeira vez a um trail e vires por lá um Benjamin Button, acredita que ao sinal de partida este atleta rejuvenesce e é um autêntico ser humano com energia de 20 anos.

Estes são os principais tipos de trail runner que se aventuram pelos Trilhos de Portugal. Mas não há 9 tipos sem um décimo: O Trail Runner Campeão. Este último tipo tem muito poucas ou quase nenhumas características ou particularidades dos nove anteriores.

E é por isso que ele é o Campeão.

Identificas-te com algum? Ou és diferente?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.