Num local absolutamente estratégico de Monsanto jaz um espaço que outrora foi local de negócios, jogo e restauração. Segundo a imprensa, o Panorâmico de Monsanto acabou como espaço de uma empresa de materiais de construção, até ao ano de 2001, altura em que terá encerrado as portas que nunca mais ninguém abriu.
Ao Panorâmico de Monsanto hoje chegam curiosos, turistas e mesmo outros que, numa passagem inocente, se cruzam com este edíficio cercado por rede, que estrategicamente já foi vandalizada. Esta é a porta de entrada para todos os que decidem entrar na aventura de conhecer um espaço cheio de histórias por contar.

E se pensamos que somos os únicos naquele espaço, estamos enganados. Ou encontramos outros tantos curiosos como nós ou, com azar, o vigilante da zona, que acaba por expulsar quem se atreveu a entrar.
O espaço interior, apesar de bastante vandalizado, mantém o seu esplendor. Que histórias estarão por contar e que ocorreram naquele espaço?
A escadaria que nos leva ao primeiro piso panorâmico está perfeitamente intacta. O local perfeito para as primeiras fotos sobre a cidade de Lisboa.

É muito difícil resistir a subir um pouco mais e não existe melhor vista 360 sobre a cidade de Lisboa e arredores que a vista do Panorâmico de Monsanto.

Mesmo sendo mística a visita a este espaço em ruínas aliada a uma forte adrenalina de aventura, certamente que se louvaria uma boa decisão sobre o que fazer com o Panorâmico de Monsanto, principalmente, nesta fase de crescimento do turismo em Portugal.
Entretanto, enquanto se aguardam decisões, o espaço permanecerá fechado, à mercê de vandalismo e de visitas clandestinas.
Eu aqui fico a aguardar boas histórias que se tenham passado no Panorâmico de Monsanto nos seus tempos áureos.